Podcast Mamilos: mobilidade urbana

Clique para ouvir o podcast (rádio digital) Mamilos, entrevista super interessante e divertida que fiz junto com o cicloativista Daniel Guth (pra comprovar, gravamos das 23:00 a 1:00, ele foi de bike, eu não!), para as jornalistas Juliana Wallauer e Cris Bartis.

Aqui parte do texto de apresentação:

"Aproveitando o clima de celebração usamos a inauguração da ciclovia na Paulista para discutir um dos aspectos que mais impacta na nossa qualidade de vida: mobilidade urbana. Para ajudar a desfazer esse nó trouxemos Daniel Guth – Cicloativista, diretor de participação da Ciclocidade – Associação de ciclistas urbanos de São Paulo, líder da rede Bicicleta para todos, autor do blog A bicicleta na cidade na Folha Online e João Sette Whitaker, Urbanista, professor de urbanismo da FAUSP, autor do Blog Cidades para quem e Conselheiro da Cidade São Paulo. Um papo pouco polêmico mas extremamente informativo". 

Read More

A ciclovia da Paulista: simbolo da reconquista da cidade para as pessoas

A ciclovia da Paulista: simbolo da reconquista da cidade para as pessoas

A maneira como a paulista foi literalmente tomada, neste domingo, por paulistanos em festa, foi antes de tudo um acontecimento simbólico. Respirava-se no ar a satisfação daqueles que, enfim, começam a perceber que este monstro urbano chamado São Paulo pode, sim, ser bom de se viver. 

Read More

Seminário Nacional Habitat 3 Participa Brasil - Mesa 1

Servidores de órgãos do governo, membros da academia e representantes da sociedade civil reuniram-se no Anexo I do Palácio do Planalto, em Brasília, para construir o relatório nacional que será apresentado na 3ª Conferência da ONU sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável, a Habitat III, que será realizada em 2016, em Quito, no Equador. O evento é uma parceria entre do Ipea com o Ministério das Cidades, Ministério das Relações Exteriores, Conselho das Cidades e Secretaria de Relações Institucionais.
 

Read More

Haddad e a virtude de governar sem a mídia

Haddad e a virtude de governar sem a mídia

Antes de continuar com a prometida análise de conjuntura, faço uma rápida postagem sobre o Conselho da Cidade e a gestão Haddad. Quando os principais jornais do país se empenham em demonizar o governo Dilma e o PT, não seria racional esperar que fossem honestos na cobertura da gestão Haddad. Afinal, não pegaria bem ter que admitir o quanto esta cidade está se transformando, pelas mãos de um prefeito petista, desde que saiu do desastre em que tinha se metido. É simplesmente impressionante saber o que vem sendo feito e comparar ao que a mídia (não) publica. 

Read More

A VOLTA DO CONSERVADORISMO ESTÚPIDO, OU COMO FAZER POLÍTICA NA BASE DO LATIDO. Uma análise da conjuntura PARTE 1

Os acontecimentos recentes exigem uma análise cuidadosa. Como se trata de um processo complexo, e confuso, é bom separar um pouco as coisas. Como disse um histórico militante da esquerda, Alipio Freire, nunca foi tão importante defender o mandato de Dilma, mas nunca foi tão difícil defender algumas de suas políticas. Ele tem toda razão, a polarização política promovida pelo PSDB – e eles estão certos, é seu papel fazer a disputa política que lhes cabe, aproveitando-se das fragilidades do governo – leva a uma situação desconfortável: se defendermos o mandato democrático, se nos opusermos ao caráter reacionário das manifestações, somos imediatamente tachados de “pró-dilmistas”, “pró-petistas” ou até de “petralhas”. Mas são coisas bem diferentes. Atacar a reação conservadora em nome de um processo de democratização e defender a vitória de um governo mais à esquerda do que o odelo tucano é uma coisa, que não obriga a dar um cheque em branco ao governo e muito menos a algumas de suas práticas. Porém, ao atacá-lo, deve-se situar com cuidado os avanços e os problemas, sem deixar cair na versão simplista e burra que o tucanato e a ídia querem construir, de que “é tudo corrupto e ladrão” ou que vivemos uma crise sem precendetes. Nem um, nem outro. Começo esta análise de conjuntura com um primeiro texto, atacando a reação conservadora. Continua o mais brevemente possível com a segunda parte, intitulada “O lulismo bateu no teto”.

Read More

Momento Histórico na Vila Madalena por Valter Caldana

Momento Histórico na Vila Madalena por Valter Caldana

Reproduzo aqui interessante artigo do meu amigo Valter Caldana, do seu blog "debatendo" (clique aqui). Uma visão anticonservadora que incomodou muita gente que mora na Vila. Outro dia, andando de bicicleta, ouvi uma moradora de um dos prédios luxuosos da Rua Morás dizer: "ainda bem que veio a polícia botar uma ordem nesses mijões e maconheiros, porque desse jeito a vila vai acabar, já não chega os prédios que estão construindo sem parar". É aquela velha história: os prédios são inimigos, mas só os que vieram depois depois do meu, e a vila "vai se acabar" por estar sendo o que ela sempre foi, antes, muito antes do prédio dessa senhora chegar. Vale a reflexão sugerida pelo Caldana.

Read More