Projetos de Intervenção Urbana (PIU): São Paulo inovando na intervenção pública sobre o espaço urbano.

É comum vermos no exterior grandes projetos de renovação urbanística, promovidos sob o controle do Poder Público. Aqui, entretanto, bairros abandonados proliferam nas nossas cidades. A diferença está nas condições de manejo, por parte do Estado, da questão fundiária. Pela primeira vez no Brasil, uma gestão municipal propõe um instrumento inovador nesse sentido, o PIU, que associado à uma Medida Provisória do Governo Federal, pode permitir mudanças qualitativas e democráticas na cidade.

Read More

66º Fórum Brasilianas.org (Luis Nassif)

O Luis Nassif organiza regularmente os Fóruns de Debates Brasilianas.org, e esta edição foi sobre o tema "A revolução das metrópoles: como prepará-las para serem cidades agradáveis". Tive o prazer de ser convidado para uma mesa, com a Ermínia Maricato e o Fernando Mello Franco. Publico aqui a minha fala no debate.

Read More

Mistura explosiva - por chico whitaker

Artigo publicado originalmente na seção Tendências e Debates da Folha de S. Paulo em 22/09/2015.

(Clique aqui para ler na página da Coalizão por um Brasil livre de usinas nucleares): 

A prisão do presidente licenciado da Eletronuclear, Othon Luiz Pinheiro da Silva, lançou novas luzes sobre a corrupção. Nas usinas nucleares, ela é um delito maior que o desvio de recursos públicos. Em Angra 3, por exemplo, a caixa-preta da obra nos diz que, para desviá-los, esqueceu-se a exigência fundamental da segurança.

Read More

Golpismo barato não combina com lucro

A redemocratização brasileira passa por um momento delicado: quando os habitués da republica das bananas que o país já foi começam a exagerar na balbúrdia e no golpismo, a tal ponto de gerar instabilidade econômica e política a níveis mais preocupantes. Até mesmo para o capital.

Read More

apesar da crise, por Pablo Villaça

Sempre que estou no carro, ouvindo a CBN, me contorço de raiva ao ouvir as falas cheias de "sabedoria" e "certezas" do Sardemberg, para não citar os outros (o Sardemberg é de longe o pior, até a Miriam Leitão é melhor). Sou um economista um tanto fajuto (não é essa minha formação principal), mas o suficiente para ficar abismado com as manipulações economicistas que o sujeito faz. Esta semana um texto escrito pelo ator Pablo Villaça viralisou no Facebook. "Apesar da crise". Disse exatamente o que eu gostaria de escrever. Por isso tomei a liberdade de re-postá-lo aqui. Boa leitura.

Aqui, o link para o post no Facebook (é necessário ter Facebook)

Read More

Podcast Mamilos: mobilidade urbana

Clique para ouvir o podcast (rádio digital) Mamilos, entrevista super interessante e divertida que fiz junto com o cicloativista Daniel Guth (pra comprovar, gravamos das 23:00 a 1:00, ele foi de bike, eu não!), para as jornalistas Juliana Wallauer e Cris Bartis.

Aqui parte do texto de apresentação:

"Aproveitando o clima de celebração usamos a inauguração da ciclovia na Paulista para discutir um dos aspectos que mais impacta na nossa qualidade de vida: mobilidade urbana. Para ajudar a desfazer esse nó trouxemos Daniel Guth – Cicloativista, diretor de participação da Ciclocidade – Associação de ciclistas urbanos de São Paulo, líder da rede Bicicleta para todos, autor do blog A bicicleta na cidade na Folha Online e João Sette Whitaker, Urbanista, professor de urbanismo da FAUSP, autor do Blog Cidades para quem e Conselheiro da Cidade São Paulo. Um papo pouco polêmico mas extremamente informativo". 

Read More