A Prefeitura de São Paulo tem um Deficit de R$ 7,5 bilhões?

Por Felipe Teixeira - Originalmente publicado em Medium

O Prefeito Dópia Jr, dentre tantos recursos de comunicação que visam antes de tudo enganar os paulistanos, recorre frequentemente à técnica da repetição incansável de mentiras, sem embasamento, nem explicações claras sobre a informação. O que vale é o factoide, a mentira repetida tantas vezes quanto for necessário para a mídia "engolir" a afirmação. Lembra muito o Maluf. Pois bem, uma dessas mentiras repetidas incansavelmente é a de que ele recebeu a Prefeitura quebrada, com um rombo de caixa. Nada melhor do que um especialista, que trabalhou com isso e esteve implicado na gestão de Fernando Haddad, para nos dar os dados reais, e decifrar a mentira. 

Read More

PELA DEMOCRACIA NO BRASIL – IV TRIBUNAL TIRADENTES

PELA DEMOCRACIA NO BRASIL – IV TRIBUNAL TIRADENTES

O Tribunal Tiradentes é um tribunal especial. É simbólico, é como se fosse um teatro. Mas como todo tribunal de justiça ele terá um juiz, um acusador, um defensor, testemunhas e juradas. ai julgar as práticas do Congresso brasileiro, onde a maioria dos deputados e senadores não estão cumprindo sua tarefa que é  fazer as leis e fiscalizar o presidente  com o fim de promover uma vida digna para todo o povo brasileiro.

Read More

O gestor da destruição

É assim no Brasil desde sempre: destrói-se sistematicamente tudo que tiver sido feito em gestões anteriores, que possa de alguma maneira trazer prestígio político ao governante anterior. A lógica é tão perversa que quanto melhor a política implementada - e, portanto, maior a popularidade do político que a criou -, mais radical será sua destruição. A questão é que Dória está levando isso a um extremo que beira a insanidade.

Read More

O que há por trás da ação higienista na "Cracolândia"?

O que há por trás da ação higienista na "Cracolândia"?

Terminada a operação de higiene social na Cracolândia, com todo o autoritarismo e a violência que caracterizam o Prefeito e o Governador de São Paulo, percebe-se que há algo mais em jogo do que "apenas" uma operação midiática para supostamente acabar com o fluxo de drogas que ocorria naquela área. Uma operação imobiliária mal disfarçada está latente à espera que o Estado termine o "serviço" de limpeza da área.

 

Foto: site Jaime Lerner

Read More

De braços (e mentes) fechados

De braços (e mentes) fechados

Triste domingo de chuva o desta Virada Cultural de 2017 em São Paulo. Não bastasse o fiasco do evento cultural – sejamos justos, a chuva não ajudou – deslocado para fora do centro, mas sem conseguir levar quase ninguém para o distante Anhembi ou para a Chácara do Jóquei, a tristeza que se abateu sobre a cidade deu-se por contatarmos que um evento que deveria ser o da celebração da vida, da cultura e da cidade democrática, transformou-se em uma cortina de fumaça para uma ação truculenta e fascistoide de higiene social: o desmanche violento do Programa Braços Abertos, na Cracolândia. O mais triste, porém, talvez seja ver a indiferença dos paulistanos que, afinal, votaram em grande parte nesse prefeito, com o que ocorreu ali.

Foto: Alice Vergueiro

Read More

O Golpe e o MInha Casa, MInha Vida

O Golpe e o MInha Casa, MInha Vida

O processo de supressão sistemática das conquistas sociais que o governo ilegítimo vem promovendo se caracteriza pelas mudanças nos pormenores, nas entrelinhas.  Porém, com enrome impacto. Tratam-se de aspectos técnicos que o cidadão não especializado tem dificuldade em acompanhar, sequer consegue saber. Faz parte da estratégia, e assim vão sendo feitos os retrocessos em todas as áreas, na saúde, na previdência ou, por exemplo, na normativa sobre a regularização fundiária, que o governo quer alterar por meio da MP 759. A população precisa ser especializada em tudo para poder acompanhar o que está sendo feita com ela, o que é impossível. Daí a importância de cada um, em sua área, fazer a devida fiscalização. Apresentamos aqui os retrocessos que estão sendo sorrateiramente implementados no Programa MInha Casa, Minha Vida, a mais importante política de financiamento habitacional que o país teve para os mais pobres.

Read More

Era o Hotel Cambridge

Era o Hotel Cambridge

Dia 16 de março estreia no circuito comercial um filme ímpar: Era o Hotel Cambridge, da diretora Eliane Caffé; Feito coletivamente com outros profissionais de talento, mas também com os moradores, as lideranças do movimento e estudantes de arquitetura, mistura ficção com documentário para mostrar a outra face. Aquela que as classes mais altas não vêem, porque o problema da habitação, para elas é invisível. 

Read More

Donald Dória e a política dos factoides

Deu muito o que falar nas mídias sociais o recente vídeo difundido pela prefeitura de São Paulo, “Road Show”, colocando literalmente a cidade à venda para eventuais investidores interessados na privatização dos mais diversos equipamentos e serviços. Ao discutir sobre ele, comentar, escrever, estamos fazendo exatamente aquilo para o que essa peça de propaganda foi criada. Mas vamos lá, acho que ainda assim vale um pequeno comentário crítico.

Read More

Sobre a política habitacional de Haddad e o conluio da mídia com o Estado

Por João Whitaker e Geraldo Juncal

Neste início de ano, o Secretário de Estado de Habitação, Rodrigo Garcia, concedeu entrevista à Folha de S. Paulo, na qual permitiu-se lançar uma série de opiniões, bastante questionáveis e em grande parte inverídicas, atacado nossa gestão na SEHAB e na COHAB e o governo de Fernando Haddad. É bom reestabelecer a verdade. 

Read More

A complexidade da gestão pública no Brasil: para além do discurso da “eficiência empresarial”, no caso da política habitacional.

A Folha de S.Paulo publicou no domingo, 30/10, uma matéria intitulada “Dória quer 'destravar' projetos de habitação popular com parcerias”. Não temos ainda definição de quem conduzirá a política habitacional na cidade. É uma boa notícia que, ao menos, o prefeito eleito tenha aparentemente explicitado um pouco de suas ideias a respeito. Permito-me, por isso, fazer alguns comentários. E adianto, de antemão, que expressam certa preocupação.

Read More