O Golpe e o MInha Casa, MInha Vida

O Golpe e o MInha Casa, MInha Vida

O processo de supressão sistemática das conquistas sociais que o governo ilegítimo vem promovendo se caracteriza pelas mudanças nos pormenores, nas entrelinhas.  Porém, com enrome impacto. Tratam-se de aspectos técnicos que o cidadão não especializado tem dificuldade em acompanhar, sequer consegue saber. Faz parte da estratégia, e assim vão sendo feitos os retrocessos em todas as áreas, na saúde, na previdência ou, por exemplo, na normativa sobre a regularização fundiária, que o governo quer alterar por meio da MP 759. A população precisa ser especializada em tudo para poder acompanhar o que está sendo feita com ela, o que é impossível. Daí a importância de cada um, em sua área, fazer a devida fiscalização. Apresentamos aqui os retrocessos que estão sendo sorrateiramente implementados no Programa MInha Casa, Minha Vida, a mais importante política de financiamento habitacional que o país teve para os mais pobres.

Read More

Era o Hotel Cambridge

Era o Hotel Cambridge

Dia 16 de março estreia no circuito comercial um filme ímpar: Era o Hotel Cambridge, da diretora Eliane Caffé; Feito coletivamente com outros profissionais de talento, mas também com os moradores, as lideranças do movimento e estudantes de arquitetura, mistura ficção com documentário para mostrar a outra face. Aquela que as classes mais altas não vêem, porque o problema da habitação, para elas é invisível. 

Read More

Donald Dória e a política dos factoides

Deu muito o que falar nas mídias sociais o recente vídeo difundido pela prefeitura de São Paulo, “Road Show”, colocando literalmente a cidade à venda para eventuais investidores interessados na privatização dos mais diversos equipamentos e serviços. Ao discutir sobre ele, comentar, escrever, estamos fazendo exatamente aquilo para o que essa peça de propaganda foi criada. Mas vamos lá, acho que ainda assim vale um pequeno comentário crítico.

Read More

Sobre a política habitacional de Haddad e o conluio da mídia com o Estado

Por João Whitaker e Geraldo Juncal

Neste início de ano, o Secretário de Estado de Habitação, Rodrigo Garcia, concedeu entrevista à Folha de S. Paulo, na qual permitiu-se lançar uma série de opiniões, bastante questionáveis e em grande parte inverídicas, atacado nossa gestão na SEHAB e na COHAB e o governo de Fernando Haddad. É bom reestabelecer a verdade. 

Read More

A complexidade da gestão pública no Brasil: para além do discurso da “eficiência empresarial”, no caso da política habitacional.

A Folha de S.Paulo publicou no domingo, 30/10, uma matéria intitulada “Dória quer 'destravar' projetos de habitação popular com parcerias”. Não temos ainda definição de quem conduzirá a política habitacional na cidade. É uma boa notícia que, ao menos, o prefeito eleito tenha aparentemente explicitado um pouco de suas ideias a respeito. Permito-me, por isso, fazer alguns comentários. E adianto, de antemão, que expressam certa preocupação.

Read More

HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL EM ÁREAS CENTRAIS – UM OLHAR SINTÉTICO SOBRE O QUADRO OBSERVADO EM JOHANNESBURG E SÃO PAULO

Publico aqui artigo de meus amigos Ricardo Moretti, Benedito Barbosa e Francisco Comaru, que visitaram recentemente em viagem acadêmica pela UFABC, a cidade de Joanesburgo, África do Sul, onde os desafios para a habitação social em edifícios na área central muito se assemelha à realidade de São Paulo.

Artigo publicado originalmente no site do Observatório de Remoções, da FAUUSP

Read More

Projetos de Intervenção Urbana (PIU): São Paulo inovando na intervenção pública sobre o espaço urbano.

É comum vermos no exterior grandes projetos de renovação urbanística, promovidos sob o controle do Poder Público. Aqui, entretanto, bairros abandonados proliferam nas nossas cidades. A diferença está nas condições de manejo, por parte do Estado, da questão fundiária. Pela primeira vez no Brasil, uma gestão municipal propõe um instrumento inovador nesse sentido, o PIU, que associado à uma Medida Provisória do Governo Federal, pode permitir mudanças qualitativas e democráticas na cidade.

Read More