A Prefeitura de São Paulo tem um Deficit de R$ 7,5 bilhões?

Por Felipe Teixeira - Originalmente publicado em Medium

O Prefeito Dópia Jr, dentre tantos recursos de comunicação que visam antes de tudo enganar os paulistanos, recorre frequentemente à técnica da repetição incansável de mentiras, sem embasamento, nem explicações claras sobre a informação. O que vale é o factoide, a mentira repetida tantas vezes quanto for necessário para a mídia "engolir" a afirmação. Lembra muito o Maluf. Pois bem, uma dessas mentiras repetidas incansavelmente é a de que ele recebeu a Prefeitura quebrada, com um rombo de caixa. Nada melhor do que um especialista, que trabalhou com isso e esteve implicado na gestão de Fernando Haddad, para nos dar os dados reais, e decifrar a mentira. 

Read More

HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL EM ÁREAS CENTRAIS – UM OLHAR SINTÉTICO SOBRE O QUADRO OBSERVADO EM JOHANNESBURG E SÃO PAULO

Publico aqui artigo de meus amigos Ricardo Moretti, Benedito Barbosa e Francisco Comaru, que visitaram recentemente em viagem acadêmica pela UFABC, a cidade de Joanesburgo, África do Sul, onde os desafios para a habitação social em edifícios na área central muito se assemelha à realidade de São Paulo.

Artigo publicado originalmente no site do Observatório de Remoções, da FAUUSP

Read More

apesar da crise, por Pablo Villaça

Sempre que estou no carro, ouvindo a CBN, me contorço de raiva ao ouvir as falas cheias de "sabedoria" e "certezas" do Sardemberg, para não citar os outros (o Sardemberg é de longe o pior, até a Miriam Leitão é melhor). Sou um economista um tanto fajuto (não é essa minha formação principal), mas o suficiente para ficar abismado com as manipulações economicistas que o sujeito faz. Esta semana um texto escrito pelo ator Pablo Villaça viralisou no Facebook. "Apesar da crise". Disse exatamente o que eu gostaria de escrever. Por isso tomei a liberdade de re-postá-lo aqui. Boa leitura.

Aqui, o link para o post no Facebook (é necessário ter Facebook)

Read More

Uma constituinte para a reforma política?

A fragilização a que chegou o STF no julgamento do mensalão e a generalização de um modus operandi político que já não parece ter espaço para a ética e os ideais de um país melhor, a não realização da reforma política pelo PT desde a eleição de Lula, não nos levariam a crer que talvez fosse hora de uma constituinte específica para esse fim? É o que propõe meu amigo Valter Caldana, arquiteto e urbanista e diretor da FAU Mackenzie. Reproduzo seu texto, que serve como complemento à minha última postagem.

do blog "Debatendo" - clique aqui

Read More