Graduado em Arquitetura e Urbanismo, e em Economia, é Mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (1998), Doutor em Arquitetura e Urbanismo (FAUUSP 2003) e Livre-Docente pela FAUUSP (2013).

É professor, desde 2000, nos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e foi professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie-SP de 2003 a 2013. Coordena o Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos (LabHab) da FAUUSP, que atua sobre a temática da habitação social e da precariedade urbana.

Em 2011/2012, foi Professor Visitante no Institut de Hautes Études de l´Amérique Latine - IHEAL, Université de Paris 3 - Sorbonne Nouvelle, e é Professor Visitante regular da Université Jean Monnet, em St.Etienne, França.

Autor do livro "O mito da cidade-global: o papel da ideologia na produção do espaço urbano" (Vozes, 2007, esgotado), e coordenador do livro "Produzir casas ou construir cidades? Desafios para um novo Brasil urbano" (FUPAM/LabHab-FAUUSP, 2012), além da autoria de capítulos de livros e artigos, muitos dos quais disponíveis na seção "textos acadêmicos" deste blog.