São Paulo: cidade da intolerância, ou o urbanismo “à brasileira”.

São Paulo: cidade da intolerância, ou o urbanismo “à brasileira”.

Publicado na Revista do IEA – Estudos Avançados – Dossiê São Paulo - vol.25 no.71 São Paulo jan./abr. 2011 - ISSN 0103-4014

A cidade é um espaço de conflitos. A civilização humana, em sua extraordinária capacidade de gerar sociedades desiguais, sempre produziu cidades igualmente injustas.  São Paulo, uma das cinco maiores metrópoles do mundo, expressa as disputas e conflitos da cidade capitalista, com o agravante de carregar também as contradições peculiares do subdesenvolvimento.

Read More

Desafios para a construção de uma teoria crítica a partir da periferia

Publicado nos Anais do Colóquio Internacional: os desafios urbanos no Brasil e na África do Sul - Sessão Temática 5, IPUUR/UFRJ, Rio de Janeiro, 2007. Atualizado nesta edição.

As teorias socioeconômicas que sustentam as políticas públicas brasileiras, em qualquer setor da produção capitalista, e portanto também no da produção do espaço, na maioria das vezes reproduzem modelos e metodologias já experimentadas nas economias centrais do sistema.

Read More

A cidade para poucos: breve história da propriedade urbana no Brasil

Publicado em Anais do Simpósio “Interfaces das representações urbanas em tempos de globalização”, UNESP Bauru e SESC Bauru, 21 a 26 de agosto de 2005. 

As cidades brasileiras são hoje a expressão urbana de uma sociedade que nunca conseguiu superar sua herança colonial para construir uma nação que distribuísse de forma mais equitativa suas riquezas e, mais recentemente, viu sobrepor-se à essa matriz arcaica uma nova roupagem de modernidade “global” que só fez exacerbar suas dramáticas injustiças.

Read More

O mito da cidade-global: o papel da ideologia na produção do espaço terciário em São Paulo

Publicado na Revista Pós-FAUUSP – FAUUSP nº16, São Paulo, dezembro de 2004

Este artigo resume as grandes linhas da Tese de Doutorado “São Paulo: o mito da cidade-global”, defendida na FAUUSP, em maio de 2003, sob orientação da Profa. Dra. Ermínia Maricato. A tese recebeu o IX Prêmio Brasileiro "Política e Planejamento Urbano e Regional", pela melhor Tese de Doutorado, conferido pela ANPUR- Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional, Salvador, de 24 de maio de 2005. 

Read More

Alcances e limitações dos Instrumentos Urbanísticos na construção de cidades democráticas e socialmente justas

Vª Conferência das Cidades - Câmara Federal . 2003

Texto de apoio às discussões da Mesa 1

"Plano  Diretor e Instrumentos Tributários e de Indução do Desenvolvimento: Outorga Onerosa do   Direito de Construir, Direito de Preempção,  Direito de Superfície, Urbanização Compulsória, IPTU Progressivo."

Read More

São Paulo metrópole subdesenvolvida: para que(m) serve a globalização?

Apostila didática - FAUUSP - 2001

O termo globalização tornou-se hoje comum, após ser abundantemente empregado na década de 90 pelas classes dominantes brasileiras e pela grande mídia, e transformado de forma interesseira em sinônimo de "modernidade e progresso". Na verdade, esse fenômeno nada tem de novo, e nem representa modernidade, muito menos para os países do Sul.

Read More