Golpismo barato não combina com lucro

A redemocratização brasileira passa por um momento delicado: quando os habitués da republica das bananas que o país já foi começam a exagerar na balbúrdia e no golpismo, a tal ponto de gerar instabilidade econômica e política a níveis mais preocupantes. Até mesmo para o capital.

Read More

apesar da crise, por Pablo Villaça

Sempre que estou no carro, ouvindo a CBN, me contorço de raiva ao ouvir as falas cheias de "sabedoria" e "certezas" do Sardemberg, para não citar os outros (o Sardemberg é de longe o pior, até a Miriam Leitão é melhor). Sou um economista um tanto fajuto (não é essa minha formação principal), mas o suficiente para ficar abismado com as manipulações economicistas que o sujeito faz. Esta semana um texto escrito pelo ator Pablo Villaça viralisou no Facebook. "Apesar da crise". Disse exatamente o que eu gostaria de escrever. Por isso tomei a liberdade de re-postá-lo aqui. Boa leitura.

Aqui, o link para o post no Facebook (é necessário ter Facebook)

Read More

Podcast Mamilos: mobilidade urbana

Clique para ouvir o podcast (rádio digital) Mamilos, entrevista super interessante e divertida que fiz junto com o cicloativista Daniel Guth (pra comprovar, gravamos das 23:00 a 1:00, ele foi de bike, eu não!), para as jornalistas Juliana Wallauer e Cris Bartis.

Aqui parte do texto de apresentação:

"Aproveitando o clima de celebração usamos a inauguração da ciclovia na Paulista para discutir um dos aspectos que mais impacta na nossa qualidade de vida: mobilidade urbana. Para ajudar a desfazer esse nó trouxemos Daniel Guth – Cicloativista, diretor de participação da Ciclocidade – Associação de ciclistas urbanos de São Paulo, líder da rede Bicicleta para todos, autor do blog A bicicleta na cidade na Folha Online e João Sette Whitaker, Urbanista, professor de urbanismo da FAUSP, autor do Blog Cidades para quem e Conselheiro da Cidade São Paulo. Um papo pouco polêmico mas extremamente informativo". 

Read More

A ciclovia da Paulista: simbolo da reconquista da cidade para as pessoas

A ciclovia da Paulista: simbolo da reconquista da cidade para as pessoas

A maneira como a paulista foi literalmente tomada, neste domingo, por paulistanos em festa, foi antes de tudo um acontecimento simbólico. Respirava-se no ar a satisfação daqueles que, enfim, começam a perceber que este monstro urbano chamado São Paulo pode, sim, ser bom de se viver. 

Read More

Seminário Nacional Habitat 3 Participa Brasil - Mesa 1

Servidores de órgãos do governo, membros da academia e representantes da sociedade civil reuniram-se no Anexo I do Palácio do Planalto, em Brasília, para construir o relatório nacional que será apresentado na 3ª Conferência da ONU sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável, a Habitat III, que será realizada em 2016, em Quito, no Equador. O evento é uma parceria entre do Ipea com o Ministério das Cidades, Ministério das Relações Exteriores, Conselho das Cidades e Secretaria de Relações Institucionais.
 

Read More

Haddad e a virtude de governar sem a mídia

Haddad e a virtude de governar sem a mídia

Antes de continuar com a prometida análise de conjuntura, faço uma rápida postagem sobre o Conselho da Cidade e a gestão Haddad. Quando os principais jornais do país se empenham em demonizar o governo Dilma e o PT, não seria racional esperar que fossem honestos na cobertura da gestão Haddad. Afinal, não pegaria bem ter que admitir o quanto esta cidade está se transformando, pelas mãos de um prefeito petista, desde que saiu do desastre em que tinha se metido. É simplesmente impressionante saber o que vem sendo feito e comparar ao que a mídia (não) publica. 

Read More