BRÉSIL URGENT: LA DÉMOCRATIE ASSASSINÉE - Chronique d'un coup d'Etat.

BRÉSIL URGENT: LA DÉMOCRATIE ASSASSINÉE - Chronique d'un coup d'Etat.

Photo: Lula après son discours du 07/04. Photo: Francisco P. Ramos

Texte en français destiné à la diffusion internationale. Ce qui se passe au Brésil ne peut pas rester inconnu du reste du monde. La version des quelques grands groupes qui contrôlent les médias du pays, et qui participent au coup d'Etat contre notre démocratie ne peut pas être la seule à être diffusée. Merci de faire circuler ce texte dans les milieux francophones. 

Read More

Angra3: o que virá em 2018? por Chico Whitaker

Angra3: o que virá em 2018? por Chico Whitaker

Trago hoje artigo do meu pai, Chico Whitaker, publicado pela Folha de SP no dia 28/01, que fala da irresponsabilidade total da retomada das obras de Angra 3. Assim como no caso do "acelera SP", em que se suspenderam medidas de redução de velocidade que acompanhavam as normas internacionais de segurança de trânsito, as decisões sobre o nuclear no Brasil, camufladas de um frágil e irresponsável discurso de patriotismo e segurança nacional, se dão em oposição a tudo que vêm fazendo os países desenvolvidos que, aos poucos, como é o caso emblemático da Alemanha, estão abandonando essa opção energética. E o Brasil, um país em que não falta sol nem vento, se afunda em contratos anacrônicos e extremamente perigosos para fazer valer uma obra sem sentido. Duros tempos.

Read More

PELA DEMOCRACIA NO BRASIL – IV TRIBUNAL TIRADENTES

PELA DEMOCRACIA NO BRASIL – IV TRIBUNAL TIRADENTES

O Tribunal Tiradentes é um tribunal especial. É simbólico, é como se fosse um teatro. Mas como todo tribunal de justiça ele terá um juiz, um acusador, um defensor, testemunhas e juradas. ai julgar as práticas do Congresso brasileiro, onde a maioria dos deputados e senadores não estão cumprindo sua tarefa que é  fazer as leis e fiscalizar o presidente  com o fim de promover uma vida digna para todo o povo brasileiro.

Read More

O gestor da destruição

É assim no Brasil desde sempre: destrói-se sistematicamente tudo que tiver sido feito em gestões anteriores, que possa de alguma maneira trazer prestígio político ao governante anterior. A lógica é tão perversa que quanto melhor a política implementada - e, portanto, maior a popularidade do político que a criou -, mais radical será sua destruição. A questão é que Dória está levando isso a um extremo que beira a insanidade.

Read More

O que há por trás da ação higienista na "Cracolândia"?

O que há por trás da ação higienista na "Cracolândia"?

Terminada a operação de higiene social na Cracolândia, com todo o autoritarismo e a violência que caracterizam o Prefeito e o Governador de São Paulo, percebe-se que há algo mais em jogo do que "apenas" uma operação midiática para supostamente acabar com o fluxo de drogas que ocorria naquela área. Uma operação imobiliária mal disfarçada está latente à espera que o Estado termine o "serviço" de limpeza da área.

 

Foto: site Jaime Lerner

Read More

De braços (e mentes) fechados

De braços (e mentes) fechados

Triste domingo de chuva o desta Virada Cultural de 2017 em São Paulo. Não bastasse o fiasco do evento cultural – sejamos justos, a chuva não ajudou – deslocado para fora do centro, mas sem conseguir levar quase ninguém para o distante Anhembi ou para a Chácara do Jóquei, a tristeza que se abateu sobre a cidade deu-se por contatarmos que um evento que deveria ser o da celebração da vida, da cultura e da cidade democrática, transformou-se em uma cortina de fumaça para uma ação truculenta e fascistoide de higiene social: o desmanche violento do Programa Braços Abertos, na Cracolândia. O mais triste, porém, talvez seja ver a indiferença dos paulistanos que, afinal, votaram em grande parte nesse prefeito, com o que ocorreu ali.

Foto: Alice Vergueiro

Read More

O Golpe e o MInha Casa, MInha Vida

O Golpe e o MInha Casa, MInha Vida

O processo de supressão sistemática das conquistas sociais que o governo ilegítimo vem promovendo se caracteriza pelas mudanças nos pormenores, nas entrelinhas.  Porém, com enrome impacto. Tratam-se de aspectos técnicos que o cidadão não especializado tem dificuldade em acompanhar, sequer consegue saber. Faz parte da estratégia, e assim vão sendo feitos os retrocessos em todas as áreas, na saúde, na previdência ou, por exemplo, na normativa sobre a regularização fundiária, que o governo quer alterar por meio da MP 759. A população precisa ser especializada em tudo para poder acompanhar o que está sendo feita com ela, o que é impossível. Daí a importância de cada um, em sua área, fazer a devida fiscalização. Apresentamos aqui os retrocessos que estão sendo sorrateiramente implementados no Programa MInha Casa, Minha Vida, a mais importante política de financiamento habitacional que o país teve para os mais pobres.

Read More

Era o Hotel Cambridge

Era o Hotel Cambridge

Dia 16 de março estreia no circuito comercial um filme ímpar: Era o Hotel Cambridge, da diretora Eliane Caffé; Feito coletivamente com outros profissionais de talento, mas também com os moradores, as lideranças do movimento e estudantes de arquitetura, mistura ficção com documentário para mostrar a outra face. Aquela que as classes mais altas não vêem, porque o problema da habitação, para elas é invisível. 

Read More

Donald Dória e a política dos factoides

Deu muito o que falar nas mídias sociais o recente vídeo difundido pela prefeitura de São Paulo, “Road Show”, colocando literalmente a cidade à venda para eventuais investidores interessados na privatização dos mais diversos equipamentos e serviços. Ao discutir sobre ele, comentar, escrever, estamos fazendo exatamente aquilo para o que essa peça de propaganda foi criada. Mas vamos lá, acho que ainda assim vale um pequeno comentário crítico.

Read More