Et le "juge" (?) Moro frappe à nouveau

Et le "juge" (?) Moro frappe à nouveau

 Désormais, les manipulations contre Lula et pour soutenir le coup d’État institutionnel sont plus claires que jamais, Moro n’est plus vu comme un juge impartial, les masses qui soutiennent Lula, et maintenant Haddad, ne sont plus dupes. Mais les classes-moyennes supérieures, cette élite très manipulée par la presse, se sert de ce mouvement pour abandonner tout scrupule et annoncer son appui au candidat fasciste.

Read More

Fernando Haddad e as virtudes do Estadista

Fernando Haddad e as virtudes do Estadista

Foi efetivamente no exercício da gestão pública que tive a oportunidade de observar de perto a excepcional virtude de Haddad para a governança. Alguns poucos exemplos concretos mostram, por seu significado simbólico, mesmo que vistos de um ponto de vista pessoal, o fazer político de Fernando Haddad, e sua qualidade de Estadista.

Read More

La détresse de la droite brésilienne face à la volonté populaire

La détresse de la droite brésilienne face à la volonté populaire

Comme nous l’avions avancé dans le dernier article, le génie politique de Lula, encore une fois, a parlé. Fernando Haddad, l’ancien maire de São Paulo, dont la candidature à la présidence à été lancée à la dernière minute possible, alors qu ́il devenait évident que Lula avait été éliminé de force de la campagne, reçoit d’une semaine à l’autre des millions d’intentions de vote, et explose dans tous les sondages.

Read More

BRÉSIL, URGENT: TOUT FAIRE POUR EMPÊCHER LA VICTOIRE DE LULA ET DU PT

BRÉSIL, URGENT: TOUT FAIRE POUR EMPÊCHER LA VICTOIRE DE LULA ET DU PT

Depuis l'incarcération de Lula, les événements se suivent selon le scénario très précis mis en place par la droite brésilienne, dont l'objectif, aujourd'hui plus clair que jamais, est d'empêcher l'ancien président de revenir au pouvoir. Mais ce scénario a apparemment tout prévu, sauf une chose : que Lula, même en prison, voit sa popularité croître jour après jour, au point presque de pouvoir gagner les élections au premier tour, selon les sondages actuels (Lula a environ 38% des intentions de vote).

Read More

A ação do TSE e a Lei da Ficha Limpa: não joguemos o bebê com a água do banho

Uma grande confusão vem se instaurando com o julgamento pelo TSE da legalidade ou não da candidatura do Lula. E essa confusão só é boa para os golpistas, e péssima para a democracia, pois ela alimenta as engrenagens perniciosas da perseguição ao Lula e tenta ao mesmo tempo, com a ajuda dos petistas, desqualificar a Lei da Ficha Limpa.

Read More

O ataque à democracia e o enterro do Congresso

O ataque à democracia e o enterro do Congresso

VoxPopuli de hoje dá Lula com....41% e o resto com 29 . A estas alturas, já ficou mais do que evidente de que a condenação de Lula foi montada em cima de acusações inexistentes que jogam no lixo o importante trabalho de combate à corrupção real e desmoralizam o Brasil no exterior. Mas sobretudo, ao tolher o direito a candidatar-se de alguém com 41% das intenções de voto, enterram a democracia. Mas, para além da óbvia perseguição ao candidato à presidente, temos também as eleições para o Congresso. E, se não o renovarmos com cuidado, nem Lula, nem Deus, nem ninguém poderá nos tirar da lama.

Read More

Ocupação não é problema, é solução (ou deveria ser)

Ocupação não é problema, é solução (ou deveria ser)

O desabamento do prédio da Paiçandu abriu a temporada de caça às bruxas....ou melhor, aos movimentos de moradia. Criminalizados, confundidos com bandidos, são vítimas de um fenômeno típico da sociedade de elite: a culpa é jogada nos pobres, desviando-se dos verdadeiros responsáveis. Não custa repetir: o que é irregular não são os moradores que ocupam prédios vazios por não ter onde morar. São os prédios, que pela lei do Estatuto da Cidade, não deveriam estar vazios. Políticas públicas podem ser tranquilamente capazes de enfrentar essa questão e fazer dos prédios ocupados uma solução para a cidade.

Read More

A culpa é de muita gente, só não é das vítimas

A culpa é de muita gente, só não é das vítimas

Há duas ou três causas sobre as quais pode-se jogar a culpa pela para tragédias como o incêndio ocorrido no centro de São Paulo, que provocou o desmoronamento do Edifício Wilton Paes de Almeida, com a morte de pessoas (ainda não se tem certeza de quantas, infelizmente). Nenhuma delas envolve os habitantes do prédio, embora a grande mídia insista em, sempre, apontar com destaque a "irregularidade" dos que promoveram a ocupação.

Read More

Incêndio e ruína: é de um edifício que estamos falando?

Incêndio e ruína: é de um edifício que estamos falando?

POR CAIO SANTO AMORE

As trabalhadoras e trabalhadores paulistanos amanheceram com uma tragédia nesse 1º de maio de 2018. O edifício conhecido como Wilton Paes de Almeida, de propriedade federal, localizado no Largo do Paissandu, centro de São Paulo, que estava abandonado há vários anos e vinha sendo ocupado por famílias organizadas pelo MLSM (Movimento de Luta dos Sem Moradia) pegou fogo e ruiu durante a madrugada.

Foto Javam Ferreira Alves

Read More