Aos colegas arquitetos, duas importantes oportunidades de discutir a cidade e propor coisas novas

A prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, está promovendo duas ações importantes para a cidade, e que terão ainda mais resultados se conseguirem a participação do maior número possível de profissionais.

Por isso, faço esta pequena nota apenas para divulgá-los e convidar todos os colegas de profissão a informar-se e, quem sabe, participar.

1.

A primeira delas é o Concurso Nacional Ensaios Urbanos, organizado pelo IAB-SP, e do qual tive a honra de ser convidado para participar do jury. Não é um concurso de arquitetura tradicional, com um único ganhador, que tem seu projeto construído e ganha com isso enorme notoriedade. É um concurso-cidadão, poderíamos dizer. Tem uma natureza coletiva, em sua lógica de funcionamento. Trata-se de de um chamamento aos arquitetos para pensarem juntos, e proporem à cidade uma discussão aprofundada e consistente sobre a Lei de Zoneamento e o Código de Obras da cidade. Sabemos que para além do Plano Diretor, estas leis são as que verdadeiramente "desenham" a cidade e também, infelizmente, permitem muitos abusos. Exageradamente complexas, datadas, exigem uma profunda revisão, na sua lógica, nos seus conceitos, nas formas de aplicação.

E um enorme erro seria a prefeitura acreditar que um grupo pequeno de arquitetos, de turno na gestão municipal, seria capaz de ter as soluções na manga. Cada profissional que atua na cidade tem inúmeras experiências vividas, ideias de soluções, proposições a fazer. E quanto mais for possível ouvir toda essa gente, mais chances teremos de enfim chegarmos a soluções interessantes e eficazes.

Por isso, não haverá um ganhador, mas 25, todos ganhando uma premiação que não é milionária, mas é digna (ao todo, R$ 350 mil). É um concurso que chama claramente pela consciência da classe dos arquitetos em envolver-se de fato com uma discussão sobre a cidade, sobre a qual trabalha, de maneira construtiva.

Há duas modalidades. A primeira aborda a definição de regras gerais de configuração urbana, enquanto a segunda busca proposições de parâmetros de configuração urbana para unidades territoriais selecionadas, identificadas como de especial interesse paisagístico, histórico, social ou cultural.

O concurso será uma ótima oportunidade para se ensaiar as diretrizes apresentadas na proposta de revisão do Plano Diretor.

Clique aqui para mais informações.

2

A segunda não é exatamente um concurso, mas uma concorrência. Impulsionada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano, a prefeitura está promovendo uma interessante ação intersecretarial, chamada "Território CEU",  visando a "reapropriação" dos clubes esportivos municipais, muitos deles em estado de abandono. A ideia é aproveitar o potencial dessas áreas, qualificando o seu uso, reativando e melhorando as atividades esportivas, mas também implantando novos CEUS nesses locais, assim como outros equipamentos e até mesmo habitação de interesse social no entorno. Diz o texto da prefeitura: "os centros esportivos serão revitalizados e dotados de equipamentos de educação e cultura que compõe o programa original dos CEUs, sob os conceitos de educação integral e integrada. O programa deste novo complexo consistirá em centro de educação infantil, teatro, biblioteca, piscina e quadra cobertas, centro de referência de assistência social e uma área multiuso para acolher as atividades de contra turno e formação técnica. Junto ao projeto de implantação deste novo complexo, serão desenvolvidos projetos de paisagismo e de requalificação dos edifícios existentes".

Trabalho interessantíssimo que envolve uma aproximação multi-escalar, do desenho urbano ao projeto de edifícios e reabilitação de edifícios existentes. 

Clique aqui para mais informações

Corram, ambas as inscrições se encerram na última semana deste mês!