Futebol e política pós-copa: debate com Juca Kfouri, Bernardo Buarque, João Whitaker e José Sergio
/Debate promovido pela Boitempo, após a Copa, como parte do lançamento do livro "Brasil em jogo: o que fica da Copa e das Olimpíadas?"
Read Morepolítica, urbanismo e habitação
Debate promovido pela Boitempo, após a Copa, como parte do lançamento do livro "Brasil em jogo: o que fica da Copa e das Olimpíadas?"
Read MoreMéga-événements sportifs et urbanisation : la Coupe du Monde et les Jeux Olympiques au Brésil et les défis d´une urbanisation démocratique
Read MoreParticipação no TEDx Anhangabaú - Maio de 2014, Câmara Municipal de São Paulo
Read Morede Felipe Francisco de Souza, São Paulo: Paulo´s Editora, 2011. ISBN 978-85-88246-18-8
Leitura online do livro acessível no final do texto.
Read MorePublicado na Revista do IEA – Estudos Avançados – Dossiê São Paulo - vol.25 no.71 São Paulo jan./abr. 2011 - ISSN 0103-4014
A cidade é um espaço de conflitos. A civilização humana, em sua extraordinária capacidade de gerar sociedades desiguais, sempre produziu cidades igualmente injustas. São Paulo, uma das cinco maiores metrópoles do mundo, expressa as disputas e conflitos da cidade capitalista, com o agravante de carregar também as contradições peculiares do subdesenvolvimento.
Publicado nos Anais do Colóquio Internacional: os desafios urbanos no Brasil e na África do Sul - Sessão Temática 5, IPUUR/UFRJ, Rio de Janeiro, 2007. Atualizado nesta edição.
As teorias socioeconômicas que sustentam as políticas públicas brasileiras, em qualquer setor da produção capitalista, e portanto também no da produção do espaço, na maioria das vezes reproduzem modelos e metodologias já experimentadas nas economias centrais do sistema.
Read MoreAs cidades brasileiras são hoje a expressão urbana de uma sociedade que nunca conseguiu superar sua herança colonial para construir uma nação que distribuísse de forma mais equitativa suas riquezas e, mais recentemente, viu sobrepor-se à essa matriz arcaica uma nova roupagem de modernidade “global” que só fez exacerbar suas dramáticas injustiças.
Read MorePublicado na Revista Pós-FAUUSP – FAUUSP nº16, São Paulo, dezembro de 2004
Este artigo resume as grandes linhas da Tese de Doutorado “São Paulo: o mito da cidade-global”, defendida na FAUUSP, em maio de 2003, sob orientação da Profa. Dra. Ermínia Maricato. A tese recebeu o IX Prêmio Brasileiro "Política e Planejamento Urbano e Regional", pela melhor Tese de Doutorado, conferido pela ANPUR- Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional, Salvador, de 24 de maio de 2005.
Read MoreTexto de apoio às discussões da Mesa 1
"Plano Diretor e Instrumentos Tributários e de Indução do Desenvolvimento: Outorga Onerosa do Direito de Construir, Direito de Preempção, Direito de Superfície, Urbanização Compulsória, IPTU Progressivo."
Read MorePublicado em Revista Democracia Viva, do Ibase. No. 18, Rio de Janeiro, setembro/outubro de 2003.
Read MoreTexto extraído do livro "Estatuto da Cidade e Reforma Urbana: novas perspectivas para as cidades brasileiras", Letícia Marques Osório (Org.), Sergio Antonio Fabris Editor, Porto Alegre/São Paulo, 2002.
Read MoreApostila didática - FAUUSP - 2001
O termo globalização tornou-se hoje comum, após ser abundantemente empregado na década de 90 pelas classes dominantes brasileiras e pela grande mídia, e transformado de forma interesseira em sinônimo de "modernidade e progresso". Na verdade, esse fenômeno nada tem de novo, e nem representa modernidade, muito menos para os países do Sul.
Read MoreCom Tomás Antônio Moreira | Artigo aceito para publicação nos anais do IX Congresso Ibero-americano de Urbanismo, Recife
Read MorePowered by Squarespace | Estúdio Claraboia