Mais sobre táxis, corredores e mobilidade

O meu último post me deu o enorme prazer de gerar um grande debate, infelizmente não aqui nos comentários do blog, mas lá no Feicebuque. Fico feliz, pois essa era uma das intenções primeiras do blog: gerar debates e discussões sobre a cidade.

Estou preparando um post sobre o meu balanço do primeiro ano da gestão Haddad. Mas a discussão ficou tão boa que não resisti a continuar um pouco o assunto. 

Read More

sobre a questão dos táxis nos corredores: o MP precisa corrigir a mira

A questão dos táxis nos corredores foi assunto estes dias, e está gerando, como sempre, grande e proposital confusão, da qual, "coincidentemente", a prefeitura sai perdedora.Vale notar, antes de tudo, que ao contrário do que alardeia a mídia conservadora anti-Haddad, não é bem a prefeitura que está, neste momento, tirando os táxis dos corredores. Quem pressiona Haddad a fazer isso, dando-lhe até um prazo antes de entrar na justiça, é o Ministério Público, fato que os jornalistas, evidentemente omitem.

Read More

NOTA DE APOIO À PREFEITURA DE SÃO PAULO NO COMBATE À CORRUPÇÃO NO SETOR IMOBILIÁRIO

Nós, urbanistas, profissionais e professores universitários, queremos declarar nosso apoio ao esforço empreendido pela atual administração municipal na apuração do esquema de corrupção que imperava na aprovação de empreendimentos na cidade de São Paulo nos últimos oito anos

Read More

Cidade do apartheid: reflexões sobre o Plano Diretor de São Paulo (um longo post para ler com calma)

Cidade do apartheid: reflexões sobre o Plano Diretor de São Paulo (um longo post para ler com calma)

O Plano Diretor proposto pela Prefeitura, agora em análise na Câmara, traz esperanças de um reequilíbrio das dinâmicas econômicas e urbanas da cidade, em função da prioridade ao transporte público. Entretanto, não é inovador, pois não enfrenta a questão central: a lógica segregadora com que a cidade de constrói e reconstrói. Pior, acabará promovendo uma cidade exclusiva das classes médias e altas. Mas os quase 4 milhões de pobres que moram precariamente ainda não encontrarão, desta vez, lugar para eles na cidade "que funciona"

Read More

Prefeitura anula grande prêmio da Indy. A volta da lucidez.

Prefeitura anula grande prêmio da Indy. A volta da lucidez.

Esta é uma nota rápida, para parabenizar a prefeitura pela decisão. A justificativa não podia ser mais direta e clara: a prefeitura não via interesse em gastar cerca de 30 milhões em um evento em que o retorno era menor, e prefere gastar esses recursos em áreas mais prioritárias como saúde e educação (faltou dizer também habitação!).

Read More