Quem vai ganhar a copa?
/Lindo trabalho que alunos da FAU fizeram para a disciplina de planejamento urbano do quarto ano, sob orientação de Maria de Lurdes Zuquim e co-orientação minha.Falar da Copa não é nada simples....
Read MoreLindo trabalho que alunos da FAU fizeram para a disciplina de planejamento urbano do quarto ano, sob orientação de Maria de Lurdes Zuquim e co-orientação minha.Falar da Copa não é nada simples....
Read MoreBenedito Barbosa, o Dito, liderança histórica e respeitada do movimento, foi à uma ocupação na Rua Aurora, centro de São Paulo, que estava sofrendo uma ação de reintegração de posse. A PM Ninja deu-lhe uma chave de pescoço que ele achou que ia morrer. Jogaram-no no porta-malas do camburão. Dito, estamos todos com você.
Read MoreJá comentei aqui várias vezes sobre minhas sérias reticências quanto à real eficácia de planos diretores no contexto brasileiro, para a ordenação das cidades por parâmetros socialmente mais justos. Até agora, estive firmemente apoiando a aprovação do Plano, dado que a sua redação, até antes da proposição de emendas, parecia respeitar alguns avanços quanto à ordenação do mercado da construção e, sobretudo, quanto à questão social, com um instrumento inovador, a Cota de Solidariedade. Porém, a própria dinâmica de elaboração de um plano diretor no Brasil é feita de tal forma que, em vez de facilitar, gera mais e mais possibilidades de manipulação. É o que parece ter ocorrido, infelizmente.
Read MoreDebate do lançamento do livro Brasil em Jogo, da Boitempo, realizado dia 9 de junho na FFLCH-SUP
Com Kim Doria (Boitempo). Raquel Rolnik (FAUUSP), Guilherme Boulos (MTST), Jorge Luiz Souto Maior (São Francisco - USP), Gilberto Maringoni, e João Sette Whitaker
Read MoreNesta Copa, por alguma razão, que pode ser a raiva com os VIPs que se acham acima de tudo ao ponto de xingar a presidente em cadeia mundial, que pode ser a vontade de ver a oposição engolir suas mesquinhas manipulações eleitoreiras, que pode ser por um orgulho besta de ver o país sendo elogiado no exterior, mas que também pode ser por um simples patriotismo juvenil, vou torcer, e muito, pela seleção.
"Ter um olhar crítico sobre a Copa no Brasil não é patriótico nem antipatriótico. É apenas o necessário olhar crítico. E que, enfim, se precisar ser definido além disso,m é muito mais a favor do Brasil do que contra" (Juca Kfouri)
Read MoreEntrevista sobre o livro recém-lançado 'Brasil em jogo: o que fica da Copa e das Olimpíadas", pela Boitempo/Carta Maior, Coleção "Tinta vermelha".
Read MoreCom a colaboração da minha colega urbanista e professora Luciana Royer
Então vamos lá. Diante dos acontecimentos e do caos na cidade, não custa fazer algumas associações.
Foto: g1.globo.com
Read MoreArquiteta fala sobre o boom imobiliário, a mobilidade urbana e as conquistas das manifestações
Entrevista para o Brasil de Fato
Joana Tavares, Belo Horizonte (MG)12/05/2014
Após as considerações da postagem anterior, acho que é bom resumir mais enfaticamente os pontos que acho essenciais de serem ainda alterados, nesta última revisão, que vai até sexta-feira.
Read MorePowered by Squarespace | Estúdio Claraboia