Cidade do apartheid: reflexões sobre o Plano Diretor de São Paulo (um longo post para ler com calma)

Cidade do apartheid: reflexões sobre o Plano Diretor de São Paulo (um longo post para ler com calma)

O Plano Diretor proposto pela Prefeitura, agora em análise na Câmara, traz esperanças de um reequilíbrio das dinâmicas econômicas e urbanas da cidade, em função da prioridade ao transporte público. Entretanto, não é inovador, pois não enfrenta a questão central: a lógica segregadora com que a cidade de constrói e reconstrói. Pior, acabará promovendo uma cidade exclusiva das classes médias e altas. Mas os quase 4 milhões de pobres que moram precariamente ainda não encontrarão, desta vez, lugar para eles na cidade "que funciona"

Read More

USP cai em ranking mundial: rugas de preocupação

USP cai em ranking mundial: rugas de preocupação

Do estadão.com

A Universidade de São Paulo (USP) caiu de posição no ranking da Times Higher Education (THE), a principal lista do ensino superior do mundo. Em 158.º lugar no passado, a instituição paulista agora figura entre as 226 e 250 melhores, segundo o levantamento 2013-2014, divulgado ontem. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) nem sequer aparece entre as 300 instituições. Com o revés da USP, o Brasil deixa o topo das 200 melhores universidades do mundo.

Read More

Conselhos participativos.....com os pobres de fora?

Conselhos participativos.....com os pobres de fora?

Uma das questões que melhor indica o compromisso de uma gestão com a democracia e o direito à voz dos grupos minoritários são os mecanismos que ela estabelece para promover a participação da população nos diferentes processos de decisão. Recente edital para as eleições dos Conselhos Participativos na cidade de São Paulo, entretanto, contraria decreto da própria prefeitura e nega a possibilidade de participação nesses conselhos dos grupos mais pobres e tradicionalmente segregados.

 

Desenho de Claudius para o livro "Planejamento Sim e Não", de Chico Whitaker (Paz e Terra, 1978) 

Read More

Entre a desinformação e a insanidade

Entre a desinformação e a insanidade

Por que a Caixa aceitou dar um empréstimo para fazer Angra 3 quando os bancos europeus o recusaram por causa do Brasil não  fornecer as garantias de segurança necessárias? Estaria o Governo Federal brincando com um risco que afetaria milhões de vidas em nome dos interesses econômicos escusos e de projeção política? Triste....

 Artigo de Chico Whitaker  publicado na Folha de SP

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/128160-entre-a-desinformacao-e-a-insanidade.shtml

 

 

Read More

Plano Diretor (parte 1): uma ilusão?

Plano Diretor (parte 1): uma ilusão?

Neste momento em que a Secretaria de Desenvolvimento Urbano de São Paulo está realizando a revisão do Plano Diretor (PD) da cidade, muita coisa pode ser discutida, pois planos diretores no Brasil tendem a servir apenas como uma cortina de fumaça tecnicista para escamotear as práticas arcaicas de (não) planejamento que servem exclusivamente aos interesses dos grupos dominantes. 

Desenho de Claudius para o livro Planejamento Sim e Não, de Chico Whitaker (Paz e Terra, 1978) 

Read More

Em que pé ficamos?

E agora, passada uma semana ou mais das primeiras manifestações, para onde vamos? O fenômeno ganhou amplitude, e tornou-se uma questão política, envolvendo políticos. Não é mais uma discussão técnica sobre transporte, é uma análise do comportamento dos políticos e seus partidos, da presidente, da mídia. Peço desculpas pela postagem bastante longa. A faço em resposta a muitas solicitações para que apresentasse uma análise das "manifestações de junho", que espero continuarão para além disso. Agradeço o número impressionante de leituras que este blog alcançou. O tamanho da análise, no fundo, é diretamente proporcional à riqueza do que o país está passando neste momento.

 

Read More

Ainda sobre os transportes (antes de falar da repressão)

A estas alturas, o que havia começado como uma manifestação em defesa do transporte público, a partir da mobilização do movimento Passe Livre, desdobrou-se em um novo assunto: o da assassina e inaceitável ação da polícia contra os manifestantes.  

Mas antes de comentar este novo assunto, embora ele talvez neste momento ele seja mais urgente, vale continuarmos um pouco a discussão sobre a tarifa dos transportes.

 

Read More