A mídia e suas estratégias
/É impressionante como a grande mídia no Brasil, que pertence a poucas e milionárias famílias da elite mais aristocrática e poderosa, age de concerto, com estratégias cuidadosamente combinadas.
Read MoreÉ impressionante como a grande mídia no Brasil, que pertence a poucas e milionárias famílias da elite mais aristocrática e poderosa, age de concerto, com estratégias cuidadosamente combinadas.
Read MoreDepuis l'incarcération de Lula, les événements se suivent selon le scénario très précis mis en place par la droite brésilienne, dont l'objectif, aujourd'hui plus clair que jamais, est d'empêcher l'ancien président de revenir au pouvoir. Mais ce scénario a apparemment tout prévu, sauf une chose : que Lula, même en prison, voit sa popularité croître jour après jour, au point presque de pouvoir gagner les élections au premier tour, selon les sondages actuels (Lula a environ 38% des intentions de vote).
Read MoreUma grande confusão vem se instaurando com o julgamento pelo TSE da legalidade ou não da candidatura do Lula. E essa confusão só é boa para os golpistas, e péssima para a democracia, pois ela alimenta as engrenagens perniciosas da perseguição ao Lula e tenta ao mesmo tempo, com a ajuda dos petistas, desqualificar a Lei da Ficha Limpa.
Read MoreVoxPopuli de hoje dá Lula com....41% e o resto com 29 . A estas alturas, já ficou mais do que evidente de que a condenação de Lula foi montada em cima de acusações inexistentes que jogam no lixo o importante trabalho de combate à corrupção real e desmoralizam o Brasil no exterior. Mas sobretudo, ao tolher o direito a candidatar-se de alguém com 41% das intenções de voto, enterram a democracia. Mas, para além da óbvia perseguição ao candidato à presidente, temos também as eleições para o Congresso. E, se não o renovarmos com cuidado, nem Lula, nem Deus, nem ninguém poderá nos tirar da lama.
Read MoreO desabamento do prédio da Paiçandu abriu a temporada de caça às bruxas....ou melhor, aos movimentos de moradia. Criminalizados, confundidos com bandidos, são vítimas de um fenômeno típico da sociedade de elite: a culpa é jogada nos pobres, desviando-se dos verdadeiros responsáveis. Não custa repetir: o que é irregular não são os moradores que ocupam prédios vazios por não ter onde morar. São os prédios, que pela lei do Estatuto da Cidade, não deveriam estar vazios. Políticas públicas podem ser tranquilamente capazes de enfrentar essa questão e fazer dos prédios ocupados uma solução para a cidade.
Read MoreHá duas ou três causas sobre as quais pode-se jogar a culpa pela para tragédias como o incêndio ocorrido no centro de São Paulo, que provocou o desmoronamento do Edifício Wilton Paes de Almeida, com a morte de pessoas (ainda não se tem certeza de quantas, infelizmente). Nenhuma delas envolve os habitantes do prédio, embora a grande mídia insista em, sempre, apontar com destaque a "irregularidade" dos que promoveram a ocupação.
Read MorePOR CAIO SANTO AMORE
As trabalhadoras e trabalhadores paulistanos amanheceram com uma tragédia nesse 1º de maio de 2018. O edifício conhecido como Wilton Paes de Almeida, de propriedade federal, localizado no Largo do Paissandu, centro de São Paulo, que estava abandonado há vários anos e vinha sendo ocupado por famílias organizadas pelo MLSM (Movimento de Luta dos Sem Moradia) pegou fogo e ruiu durante a madrugada.
Foto Javam Ferreira Alves
Read MoreO mais assustador do atual momento que estamos vivendo no Brasil, para mim, talvez não seja o processo de destruição da justiça e da Constituição em si, mas a indiferença frente a ele. Uma indiferença cuidadosamente alimentada pelos artífices deste grande golpe que o país vem sofrendo, por meio, é claro, do instrumento da mídia.
Read MoreQue sopro de esperança os telespectadores do BBB deram hoje ao dar a vitória a essa moça. Tomara que ela seja uma nova Jean Wyllys. A Globo teria que suportar a pecha de ser uma fábrica de políticos de esquerda.
Read MoreVersión en español de la cronologia del golpe en Brasil, para difusión internacional. Agradezco la revisión de Sofia Dowbor.
Foto Francisco Proner Ramos
Read MorePowered by Squarespace | Estúdio Claraboia