Plano Diretor: aprovação já!!

Plano Diretor: aprovação já!!

Já disse repetidamente aqui que não sou especialmente fã dos planos diretores, pois não acredito muito na sua efetividade, e a melhor prova disso foi o plano passado, de 2002, que apesar das melhores intenções e diretrizes incríveis, ficou devidamente (e ilegalmente) engavetado por dois mandatos, sem que nada de grave ocorresse. Ainda assim, não é porque no Brasil mostram-se pouco efetivos que também devemos desistir de vez de fazê-los. Afinal, aos poucos a cultura urbanística vai se consolidando, e quem sabe em algumas décadas os planos serão verdadeiramente seguidos. No momento atual, o mais interessante par a cidade é que o plano em tramitação na Câmara Municipal seja aprovado, e rápido.

Read More

Sobre 1964: O vergonhoso editorial da Folha de SP

O editorial de 30/03 da Folha de SP é vergonhoso. De arrepiar. Um apanhado de opiniões veladas e de argumentações falaciosas que, ao defender o "respeito comum às regras e a renúncia à violência como forma de lutar por ideias", acaba transformando a ditadura em um "longo e doloroso aprendizado". Ao tratar os vinte anos de nefasta ditadura como um "aprendizado" - ou seja, em que o lado positivo prepondera - a Folha, em um discurso travestido de democrático, na verdade a legitima. 

Read More

Manifesto: Porque é errado instalar um aeródromo em Parelheiros, área de produção de água da cidade de São Paulo

Manifesto: Porque é errado instalar um aeródromo em Parelheiros, área de produção de água da cidade de São Paulo

Pesquisadores, doutores ou titulares, especialistas reconhecidos em diversas universidades brasileiras vêm a público manifestar seu desacordo com o projeto de instalação de um Aeroporto na região de Parelheiros, ao sul do Município de São Paulo devido estar, a iniciativa, em total conflito com legislação municipal, estadual e federal conforme exposto a seguir.

Read More

Uma constituinte para a reforma política?

A fragilização a que chegou o STF no julgamento do mensalão e a generalização de um modus operandi político que já não parece ter espaço para a ética e os ideais de um país melhor, a não realização da reforma política pelo PT desde a eleição de Lula, não nos levariam a crer que talvez fosse hora de uma constituinte específica para esse fim? É o que propõe meu amigo Valter Caldana, arquiteto e urbanista e diretor da FAU Mackenzie. Reproduzo seu texto, que serve como complemento à minha última postagem.

do blog "Debatendo" - clique aqui

Read More