Sobre 1964: O vergonhoso editorial da Folha de SP

O editorial de 30/03 da Folha de SP é vergonhoso. De arrepiar. Um apanhado de opiniões veladas e de argumentações falaciosas que, ao defender o "respeito comum às regras e a renúncia à violência como forma de lutar por ideias", acaba transformando a ditadura em um "longo e doloroso aprendizado". Ao tratar os vinte anos de nefasta ditadura como um "aprendizado" - ou seja, em que o lado positivo prepondera - a Folha, em um discurso travestido de democrático, na verdade a legitima. 

Read More

sobre o teatro do julgamento do mensalão.

Demorei para falar do assunto neste blog, pois não havia clima para tal. Mas, atendendo a pedidos de leitores do blog, após a decisão do STF de inocentar os réus do mensalão por formação de quadrilha, e antes que se repanda demasiadamente a versão que começa a aparecer de que foi tudo uma "manipulação de Dilma e seus petralhas", vale fazer algumas observações.

Read More

uma revolução geracional

uma revolução geracional

(atenção: postagem longa!)

Acontece no Brasil uma mudança até agora sutil, que se esconde em uma série de fenômenos, aparentemente com motivações diferentes. Escancarou-se nas manifestações de junho, e continua ressurgindo, em diversos acontecimentos. O que caracteriza e une todos esses fenômenos é a mudança geracional. Ela está está pondo de cabeça para baixo os padrões pelos quais se organiza a nossa sociedade. 

 

Foto: "seja jovem e cale-se" - Cartaz de maio de 68, Paris - Fonte http://jpdubs.hautetfort.com/archive/2007/05/04/ne-liquidons-pas-l-heritage-graphique-de-mai-68.html

Read More

A pane no metrô: dos rolêzinhos à irresponsabilidade política.

A pane no metrô: dos rolêzinhos à irresponsabilidade política.

Seria muito, mas muito bom que o governador provasse, o quanto antes, as graves acusações que fez sobre a interrupção do dia 5 no metrô de São Paulo e toda a confusão que se seguiu: a de que ela foi provocada pela ação de "vândalos". Caso não consiga, estaremos face a um perigoso cenário em que  não há limites para criar versões que isentem os governos de suas responsabilidades.  

(foto do site Rede Brasil Atual)

 

 

Read More

Mais sobre táxis, corredores e mobilidade

O meu último post me deu o enorme prazer de gerar um grande debate, infelizmente não aqui nos comentários do blog, mas lá no Feicebuque. Fico feliz, pois essa era uma das intenções primeiras do blog: gerar debates e discussões sobre a cidade.

Estou preparando um post sobre o meu balanço do primeiro ano da gestão Haddad. Mas a discussão ficou tão boa que não resisti a continuar um pouco o assunto. 

Read More

sobre a questão dos táxis nos corredores: o MP precisa corrigir a mira

A questão dos táxis nos corredores foi assunto estes dias, e está gerando, como sempre, grande e proposital confusão, da qual, "coincidentemente", a prefeitura sai perdedora.Vale notar, antes de tudo, que ao contrário do que alardeia a mídia conservadora anti-Haddad, não é bem a prefeitura que está, neste momento, tirando os táxis dos corredores. Quem pressiona Haddad a fazer isso, dando-lhe até um prazo antes de entrar na justiça, é o Ministério Público, fato que os jornalistas, evidentemente omitem.

Read More

Cidade do apartheid: reflexões sobre o Plano Diretor de São Paulo (um longo post para ler com calma)

Cidade do apartheid: reflexões sobre o Plano Diretor de São Paulo (um longo post para ler com calma)

O Plano Diretor proposto pela Prefeitura, agora em análise na Câmara, traz esperanças de um reequilíbrio das dinâmicas econômicas e urbanas da cidade, em função da prioridade ao transporte público. Entretanto, não é inovador, pois não enfrenta a questão central: a lógica segregadora com que a cidade de constrói e reconstrói. Pior, acabará promovendo uma cidade exclusiva das classes médias e altas. Mas os quase 4 milhões de pobres que moram precariamente ainda não encontrarão, desta vez, lugar para eles na cidade "que funciona"

Read More

USP cai em ranking mundial: rugas de preocupação

USP cai em ranking mundial: rugas de preocupação

Do estadão.com

A Universidade de São Paulo (USP) caiu de posição no ranking da Times Higher Education (THE), a principal lista do ensino superior do mundo. Em 158.º lugar no passado, a instituição paulista agora figura entre as 226 e 250 melhores, segundo o levantamento 2013-2014, divulgado ontem. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) nem sequer aparece entre as 300 instituições. Com o revés da USP, o Brasil deixa o topo das 200 melhores universidades do mundo.

Read More

Conselhos participativos.....com os pobres de fora?

Conselhos participativos.....com os pobres de fora?

Uma das questões que melhor indica o compromisso de uma gestão com a democracia e o direito à voz dos grupos minoritários são os mecanismos que ela estabelece para promover a participação da população nos diferentes processos de decisão. Recente edital para as eleições dos Conselhos Participativos na cidade de São Paulo, entretanto, contraria decreto da própria prefeitura e nega a possibilidade de participação nesses conselhos dos grupos mais pobres e tradicionalmente segregados.

 

Desenho de Claudius para o livro "Planejamento Sim e Não", de Chico Whitaker (Paz e Terra, 1978) 

Read More