Maluf, o Minhocão e a gentrificação

Maluf, o Minhocão e a gentrificação

Crédito da foto: Fernando Stankuns (clique aqui)

O nefasto elevado Costa e Silva teve um perverso efeito positivo, dentre todos seus aspectos negativos. Ao degradar o entorno, matar a rua, condenar os vizinhos a respirar toneladas de gás carbônico por anos a fio, o Minhocão desvalorizou tanto os prédios em sua orla que, com isso, permitiu que uma população de baixa renda tivesse condições de alugar ou até mesmo comprar, e assim morar no centro. As soluções para sua desativação não podem esquecer-se disso.

Read More

A USP não é problema, é solução!

A USP não é problema, é solução!

Até agora, dia 22 as 15:30, este artigo teve 36.500 acessos (mais os compartilhamentos, o Blog do Nassif e o Brasil Post)! Gostaria de agradecer o gesto de todos que se dispuseram a lê-lo, embora fosse longo. O que deveria ser motivo de comemoração na verdade é de certa consternação, pois seria muito melhor não ter tantos acessos mas não ter que ter escrito tal texto! Por outro lado, a repentina e fugaz notoriedade deste blog mostra o quanto a crise nas universidades paulistas é grave. Esperemos que tudo isto ajude a mudar a imagem que se faz delas. Muito obrigado a todos. E como publicidade, lembro que é possível registrar, acima à esquerda, seu mail, caso queira receber notificação das publicações do blog.

Read More

Minha caminhada com o mestre Plínio, por Chico Whitaker

Minha caminhada com o mestre Plínio, por Chico Whitaker

No dia em que o Brasil perdeu a Copa, ele também havia perdido, na madrugada, uma das suas maiores figuras públicas. O que nos mostra o quanto o futebol, no fundo, tem importância bem relativa. Morria na noite de 8 para 9 de julho Plínio de Arruda Sampaio, certamente um dos mais íntegros, honrados e justos políticos que o país já teve. De uma inteligência fenomenal. Deputado cassado pelos militares, depois constituinte, candidato a governador pelo PT, candidato do PSOL à presidência, eterno batalhador pela reforma agrária, Plínio lutou toda a vida pela causa dos injustiçados deste país, e sempre manteve coerência entre discurso e prática política. Foi com ele e por ele que me iniciei na política, ainda no começo dos anos 80. Aos que achavam que ele, no fim da vida, deu uma guinada à esquerda, desconfio ser mais justo dizer que o Plínio sempre se manteve onde esteve, o resto é que foi cada vez mais para a direita. Para mim, o Plínio sempre foi "tio Plínio", pela amizade fraterna de mais de 60 anos que tinha com meu pai, e que unia e une para sempre nossas famílias. Por isso, nada mais justo, para homenageá-lo neste blog, do que dar a palavra ao meu pai, Chico Whitaker, que escreveu um belo relato sobre o querido Plínio. Um texto que também se constitui em um retrato histórico de um rico e recente período da nossa história, que o Plínio ajudou a construir.

Read More

Precisamos de milhões de Ditos

Precisamos de milhões de Ditos

Benedito Barbosa, o Dito, liderança histórica e respeitada do movimento, foi à uma ocupação na Rua Aurora, centro de São Paulo, que estava sofrendo uma ação de reintegração de posse. A PM Ninja deu-lhe uma chave de pescoço que ele achou que ia morrer. Jogaram-no no porta-malas do camburão. Dito, estamos todos com você.

Read More

Plano Diretor: a quem estamos enganando?

Já comentei aqui várias vezes sobre minhas sérias reticências quanto à real eficácia de planos diretores no contexto brasileiro, para a ordenação das cidades por parâmetros socialmente mais justos. Até agora, estive firmemente apoiando a aprovação do Plano, dado que a sua redação, até antes da proposição de emendas, parecia respeitar alguns avanços quanto à ordenação do mercado da construção e, sobretudo, quanto à questão social, com um instrumento inovador, a Cota de Solidariedade. Porém, a própria dinâmica de elaboração de um plano diretor no Brasil é feita de tal forma que, em vez de facilitar, gera mais e mais possibilidades de manipulação. É o que parece ter ocorrido, infelizmente.

Read More

#játemcopa: salve a seleção

#játemcopa: salve a seleção

Nesta Copa, por alguma razão, que pode ser a raiva com os VIPs que se acham acima de tudo ao ponto de xingar a presidente em cadeia mundial, que pode ser a vontade de ver a oposição engolir suas mesquinhas manipulações eleitoreiras, que pode ser por um orgulho besta de ver o país sendo elogiado no exterior, mas que também pode ser por um simples patriotismo juvenil, vou torcer, e muito, pela seleção. 

"Ter um olhar crítico sobre a Copa no Brasil não é patriótico nem antipatriótico. É apenas o necessário olhar crítico. E que, enfim, se precisar ser definido além disso,m é muito mais a favor do Brasil do que contra" (Juca Kfouri)

Read More